B-A-BÁ da Informática #1 – o Arroba (@)

A primeira coluna estreando aqui no Bomjê, o B-A-BÁ da Informática vai trazer dicas simples e curiosidades do mundo tecnológico em uma linguagem descomplicada, para leigo nenhum botar defeito. Mas se você navega nos mares cibernéticos há mais tempo, não saia correndo, sempre temos algo novo para aprender. Por exemplo, você sabe de onde vem o arroba (@) nos endereços de e-mail?

Calma, não se preocupe se você não sabe o que é um e-mail, é pra isso que estamos aqui, apesar de eu achar mais fácil encontrar um torcedor do América-RJ do que alguém que não possua um endereço eletrônico (e-mail). Mais comum são as pessoas confundirem ele com o endereço de um site. Complicou? Vamos lá!

Site = palavra em inglês que quer dizer “lugar”. Na Internet, é o lugar onde encontramos a página de determinada entidade. Por exemplo, o “lugar” da Globo é www.globo.com.

E-mail = é uma redução de Eletronic mail, que significa correio eletrônico. São correspondências virtuais enviadas entre pessoas usuárias de sites (iguais ou diferentes). O e-mail do Jô Soares é jo@globo.com.

Note que o endereço de e-mail é parecido de certa forma com um domiciliar:

Logo, um e-mail é composto por PESSOA @ LUGAR. Aí você já deve ter pensado “Ah, o arroba é só para separar o nome do lugar”. Se você pensou isso, parabéns! Está certíssimo. Entretanto, vale ressaltar que poderia ter sido usado qualquer símbolo (#, %, *, +, § etc) e que há um motivo especial para ter sido usado o @.

A história deste símbolo tem muitas versões e utilizações diferentes dependendo de cada país. Na Espanha e Portugal era usado como medida de peso, de onde herdamos o seu nome.  Estima-se que o símbolo tenha sido usado na Idade Média com abreviação do latim “ad”, sendo um “a” dentro de “D” ao contrário. Você consegue ver isso?

Na Inglaterra, seu uso era contábil e, por isso, foi parar nas máquinas de escrever que, por sua vez, inspiraram os teclados de computador.Nos Estados Unidos é conhecido como abreviatura de “at” que, assim como o “ad” do latim, signifca “para” ou “em”. Dessa forma, veio a calhar quando Ray Tomlinson, um dos colaboradores para o desenvolvimento do serviço, decidiu usá-lo para separar a pessoa da sua localização: paulo.silva (em) yahoo.com.br

Ter um e-mail é praticamente indispensável para quem quer usufruir os diversos recursos da Internet, como as redes sociais, e manter contatos profissionais e pessoais. Temos muita coisa pra falar sobre esta ferramenta, mas fica para as próximas postagens.

Se você ainda não tem e-mail ou está querendo um novo endereço eletrônico, sugiro um dos seguintes serviços gratuitos:

Yahoo Mail www.yahoo.com.br/mail

Gmail (Google) www.gmail.com

Windows Live Mail www.live.com

Até a próxima!

Sobre Thadeu 5 Articles
Idealizador do portal Bomjê, é graduado em informática pelo CEFET-Campos (IFF), especialista em segurança de redes e programação para web. No Bomjê, escreve a coluna B-A-BÁ da Informática e matérias avulsas.

2 Comentários

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*